Cinco técnicas que você precisa usar na persuasão


A persuasão é uma qualidade muito importante para as pessoas que buscam empreender. As vezes temos grandes ideias, mas não conseguimos torna-la comercial para investidores, por exemplo. Ao mesmo tempo, projetos que trazem poucas ou até nenhuma novidade conseguem apoio financeiro.
Qual será a questão que separa uma pessoa que consegue captar investimentos, da que não consegue?

 

Devemos considerar também a persuasão como um fator importante dentro das empresas. As pessoas persuasivas tendem a subir de cargo mais rápido, conquistando a posição desejada dentro da empresa. Lidar com chefes e colegas de trabalho e conseguir influenciá-los é praticamente uma arte, se a tática da persuasão for utilizada da maneira correta.

 

Hoje observaremos cinco aspectos acerca da persuasão.

 

Conectividade: estabelecer relações é o primeiro passo para tornar-se uma pessoa persuasiva, isso porque quanto mais as pessoas se sentem conectadas, semelhantes e queridos por você, mais poder de influência você tem sobre elas.

 

Expectativa: é quando você mesmo imagina uma coisa e faz acontecer. Os resultados baseiam-se, principalmente, em como nos sentimos em relação ao mundo. Um experimento que exemplifica isso é aquele em que se diz a estudantes que eles são os melhores em certa matéria, e em seguida eles fazem um teste. Outros alunos fazem o mesmo teste, sem que nada lhes seja dito. Surpreendentemente, os alunos que ouviram o elogio se saem melhor, mesmo tendo sido escolhidos aleatoriamente. Esta também é uma forma de persuasão.

 

Contraste: acontece quando você oferece duas ou mais opções diferentes, e em sequência. Por exemplo: se um mecânico te diz que precisa trocar os freios, a bateria e a transmissão você se planeja para gastar alguns milhares de reais, provavelmente, entretanto se na volta para buscar o carro ele te diz que precisou trocar só os freios, o pagamento de centenas de reais não vai parecer tão ruim.

 

Escassez: tudo o que é limitado tendemos a achar que precisamos comprar mais rápido. Basta olhar o comportamento nas promoções de Black Friday, por exemplo, existe um alarde em torno da pressa, as pessoas fazem filas e esperam as lojas abrirem, e neste caso quase não temos tempo para analisar se aqueles produtos estão realmente em promoção.

 

Estima: consiste em começar a aceitar elogios, o que pode parecer uma coisa fácil, mas nem sempre é. Incorporar elogios na persuasão faz muita diferença, entretanto para que não fique parecendo interesse, esses elogios têm que acontecer de forma constante e rotineira. Elogie sempre as outras pessoas a cada bom trabalho que elas fizerem, e quando elas precisarem ser persoadidas ficará mais fácil para você conseguir.