A sua empresa tem liderança estratégica?


Atualmente, a liderança estratégica mostrou-se um caminho muito mais lucrativo, tornando-se um indicador importante para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores e o desempenho deles. 

 

As empresas que buscam crescimento e destaque no mercado precisam urgentemente adotar esse estilo de gestão, se ainda não o fazem.

 

Um chefe que só sabe mandar e colaboradores que só obedecem é um cenário ultrapassado. E, segundo dados recentes, a falta de admiração por seus líderes é um dos motivos para demissões voluntárias. Um líder estratégico, que inspira, contribui muito mais para a retenção de talentos na empresa.

 

E a liderança estratégica é um dos pilares para a competitividade das empresas.

 

Empresas competitivas precisam de líderes estratégicos 

 

Nunca a competitividade das organizações foi tão importante, pois nunca a competição foi tão acirrada.

 

Mas o que é competitividade? 

 

Competitividade é a capacidade das empresas de potencializarem seus resultados, através de ações coordenadas e sincronizadas, que colocam  em prática suas estratégias de negócio. 

 

E quem define as estratégias e as ações ? Quem gerencia a implementação destas ações, sejam ações de rotina ou ações para melhoria das rotinas?

 

Isso mesmo: as pessoas. 

 

As pessoas sempre estiveram e sempre estarão no centro das organizações, não importa quão automatizadas as empresas sejam.

 

A diferença está no tipo de atividades que elas praticam. Antigamente a maioria era contratada para cumprir atividades operacionais que eram definidas pela minoria (os gestores) e hoje, cada vez mais as pessoas trabalham em atividades relacionadas a conhecimento. 

 

Por exemplo, uma parte muito grande das empresas de tecnologia trabalham desenvolvendo sistemas, ou aplicando o seu conhecimento no dia a dia. 

 

Ou seja, quem conseguir desenvolver o melhor modelo para gerar conhecimento e aplicar este conhecimento de maneira sinérgica e voltado para os principais objetivos do negócio, irá se tornar cada vez mais competitivo. 

 

Para isso surge a figura dos líderes. Não os chefes do passado, mas líderes conectados com seus processos, seus clientes, que sabem discordar, mas sabem também consensar.

 

Em outras palavras: Líderes Competitivos.

 

Mas cuidado com essa expressão.  Líderes Competitivos não são aqueles que concorrem entre si. Que querem sempre chegar na frente de seus pares e ganhar os holofotes e as promoções. São aqueles que se engajam com os propósitos e buscam desenvolver soluções para que as estratégias sejam implementadas. 

 

Empresas competitivas têm que desenvolver essa espinha dorsal competitiva, composta por líderes estratégicos, táticos e operacionais, voltados a melhorar continuamente seus processos, buscando superar seus resultados e mais do que nunca, se importando sim, com as pessoas ao seu redor. Pois elas sempre estiveram e estarão na base de qualquer Modelo de Gestão Competitiva.



5  principais características da liderança estratégica

 

Ser um líder estratégico envolve múltiplos fatores e características. Ele precisa estar antenado às mudanças do mercado em que atua.  É preciso também adotar comportamentos e desenvolver habilidades individuais na sua equipe.

 

Para manter o foco no resultado, não basta simplesmente vender, mas inspirar pessoas. Listei aqui  5 características para ser um bom líder estratégico:

 

1. conhecer bem sua equipe e a empresa que lidera para aproveitar os talentos nas áreas certas;

 

2.  incentivar o trabalho em equipe;

 

3. mostrar-se aberto a sugestões de colaboradores;

 

4. criar um ambiente de trabalho que incentive sua equipe a fazer uma carreira profissional na empresa;

 

5. manter o foco no resultado, pautado na ética e nos valores da empresa.

 

Portanto, um líder estratégico e competitivo sabe muito bem onde tem que chegar, persegue seus objetivos, que na verdade são os objetivos do time, mas também trabalha para desenvolver um ambiente excelente, com pessoas motivadas e engajadas.