Gamificação de negócios: empresas que investem em games para motivar a equipe e superar metas


Você já ouviu falar em gamificação? Este é um conceito relativamente que vem tomando conta das empresas, que precisam lidar com uma nova geração de funcionários, com diferentes maneiras de enxergar o trabalho e a produtividade. A hora da mudança chegou e o mercado está se adaptando a elas, inovando e utilizando as ferramentas necessárias para atingir seus objetivos. Mas o que é gamificação nos negócios?

 

Você já deve ter notado que tudo que fazemos hoje em dia possui uma espécie de prêmio, correto? Por exemplo, se você vai a um restaurante e acumula pontos para trocar por uma refeição gratuita, isto é gamificação. De forma simples, o conceito é o de aplicar estratégias de games - jogos - no ambiente corporativo. Ora, se vivemos em uma época onde os funcionários são dessa geração moderna, que precisa ser o tempo todo incentivada, faz todo sentido aderir às novidades e aplicá-las no mundo dos negócios. A gamificação é utilizar ferramentas como: pontos, medalhas, truques de motivação, níveis que sobrem a cada tarefa concluída, entre outros. É uma forma muito criativa que tem dado resultados incríveis e é fácil de entender o porquê: funcionário motivados e dispostos a sempre ir mais longe são a chave do sucesso de um grande negócio.

 

A gamificação pode ser utilizada de muitas maneiras pelas empresas, tanto para clientes, como para os funcionários. Troféus e medalhas a cada tarefa concluída com sucesso, níveis crescentes dentro da empresa conforme suas atividades e brindes aos clientes (a mais comum de todas as estratégias) são exemplos. Além disso, podemos citar benefícios que derivam deste tipo de estratégia: funcionários mais unidos, mais motivação para concluir projetos, mudança de rotina.

 

Podemos citar dois exemplos conhecidos de gamificação voltada para clientes: como o Duoling (site que ensina novas línguas e utiliza o conceito de gamificação para motivar os alunos. Esta estratégia deu muito certo e hoje ele é um dos mais procurados para este fim. Com este tipo de estratégia, o curso atingiu mais de 70 milhões de usuários no mundo todo e já caiu nas graças dos Brasileiros) e o Starbucks (exemplo clássico de gamificação, que distribui brindes para os clientes que possuem mais pontos no cartão fidelidade. Ou seja, quanto mais ele consome, o nível fica mais alto e os brindes aumentam).

 

O conceito de gamificação vem sendo cada vez mais utilizado, se baseando nesta nova geração de pessoas que buscam sempre se superar e competir. É um jeito simples de motivar funcionários e clientes, fazendo com que a empresa volte a crescer.